LIVROS E ANOS VIVIDOS

Este post não será uma resenha sobre um dos livros que eu já li, mas um conteúdo autobiográfico sobre como a leitura influenciou na formação da Alessandra de hoje, com 32 anos recém completados nesta data.

Lembro que não gostava de ler quando era pequena, na verdade, tive muita dificuldade para aprender a ler, uma por preguiça e outra porque eu era mimada mesmo.

Durante o meu período escolar, eu lia os livros que os professores pediam e somente isso. Não tinha aquela paixão ou até mesmo aquela vontade de sentar para ler um livro.

Todavia, como a vida é uma constante evolução, graças a Deus, eu mudei e tive meu momento de amor à primeira vista ao ler Harry Potter e a Pedra Filosofal, aos treze anos de idade.

Esta leitura foi tão impactante para mim que eu lembro do momento até hoje. Peguei o livro emprestado na biblioteca da escola, na qual a minha mãe dava aula, durante as férias de Julho e me sentei no sofá da sala e comecei a ler. Lembro que conclui a leitura em dois dias e fui correndo ver com a minha mãe se na escola dela tinha a continuação.

E assim meus caros leitores, eu entrei em um caminho sem volta, ainda bem que foi sem volta, pois hoje eu não imagino a minha vida sem a leitura presente nela.

Lógico, como em vários dos momentos em nossas vidas, nós encontramos alguns percalços no meio do caminho e, com a leitura, para mim, não foi diferente.

Na época do ensino médio, eu lembro que os livros clássicos indicados para a leitura eram uma tortura para mim, pois não era o tipo de história que eu gostaria de acompanhar quando eu era adolescente (exceto Machado de Assis e Eça de Queiroz, pois até hoje eu gosto destes autores).

Ademais, acredito que por causa deste período, eu fui me distanciando da leitura de livros clássicos, principalmente da literatura nacional. Mas, tal fato não me impediu de continuar lendo livros para o meu próprio entretenimento.

No decorrer dos meus anos vividos, eu li vários livros de romance contemporâneo, romance de época (meu favorito), dramas, comédias, me arrisquei um pouco no suspense. Contudo, hoje, acredito que com mais maturidade, eu mudei um pouco o meu gosto literário.

Veja, eu ainda gosto dos gêneros acima citados, mas resolvi ousar como leitora, como diria um trecho de uma música da Sandy, da qual sou muito fã por sinal, eu quebro as minhas leis, pois só assim elas pertencem a mim.

E deste reencontro com os clássicos, eu renasci. O meu renascimento foi com a forma de ver os livros. Não os via somente como fonte de entretenimento, mas como fonte de aprendizado.

E esta é a essência dos livros, nos ajudar na educação do nosso imaginário, nos contando histórias, nas quais nos questionamos como leitores e como pessoas sobre quais seriam as nossas atitudes diante da situação narrada.

Os livros nos provocam empatia através de suas personagens e narrativas. São nossa fonte de companhia, mesmo quando queremos estar sós. São túneis do tempo, nos levando para o passado, para o futuro e até para outros mundos.

Livros são atos de solidariedade, em que ao concluir a leitura, você quer falar para o mundo da sua sensação, da sua experiência. E, foi deste sentimento que em Outubro de 2019, eu fundei o blog Magia das Palavras.

Nota-se que, os livros possuem diversos significados, e eu espero que um dia, eles possam significar amor, conhecimento, e principalmente, esperança em uma sociedade melhor, em uma educação melhor para os nossos jovens, garantindo assim a base para um futuro a estas novas gerações.

Espero, caro leitor do blog, que você não tenha achado este post saudosista ou até mesmo melancólico, mas o interprete como um texto de amor a um hábito criado e cultivado ao longo destes anos.

Espero que neste nosso espaço, eu continue por muito e muito tempo falando sobre livros, sobre sentimentos e mostrando através da escrita, a minha essência e a minha voz.

Desejo de aniversário muitas leituras maravilhosas para todos nós!!

Um beijo e até o próximo post!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: