Livros encalhados na estante #2: O Hobbit

Um dos livros mais lindo da minha estante com uma marcador maravilhoso para combinar!!

Continuando a minha saga na leitura dos livros encalhados na estante, através do método book jar, no qual o livro sorteado do mês de Julho foi O Hobbit de J.R.R. Tolkien.

Antes de prosseguir o meu relato, me segue lá no Instagram também: @magia.das.palavras!!!! Lá tem um destaque falando desta iniciativa!!!

Primeiro livro que leio do autor e já me tornei fã. É um livro infanto-juvenil, tendo em vista que o autor o escreveu para seus filhos, que conta com uma história envolvente, com uma narrativa onisciente (o narrador sabe o que acontecerá antes das personagens), repleta de músicas, criaturas, aventuras e até trevas como pano de fundo para O Senhor dos Anéis.

Ademais, quero salientar a minha admiração pelo trabalho desenvolvido na edição publicada pela Harper Collins, pois o livro é lindo, bem traduzido e revisado. Na verdade, esta edição é um verdadeiro manifesto de amor a obra do Tolkien (fotos: capa, contracapa, folha de guarda, lembrando que todos os desenhos foram feitos pelo autor e um marcador lindo que eu comprei no Instagram da @mrsofbooks)

E o que falar sobre este autor??

Tolkien era um gênio, uma pessoa bem além de seu tempo e que foi capaz de criar através de uma simples frase, em uma toca no chão havia um hobbit, um universo mágico e através dele ressaltar a importância da amizade, da dignidade e da resiliência, bem como nos mostrar que até em um mundo fantástico, nós encontramos cobiça, ganância e maldade.

E sobre o que é a história, Ale? Iremos acompanhar as aventuras do hobbit Bilbo Bolseiro até a Montanha Solitária, habitada pelo dragão Smaug e seu tesouro.

Lógico, que Bilbo não estará sozinho nesta aventura. Ele terá como companhia, anões e um mago chamado Gandalf, que desaparece em alguns momentos da jornada, mas reaparece nos mais difíceis, a fim de ajudar os seus amigos.

E como o Bilbo foi parar nesta aventura? Eu achei esta parte fantástica, pois Bilbo é um hobbit que adora o conforto de sua toca, seu caximbo, desjejuns bem saborosos, e claro, a previsibilidade (característica muito forte da parte paterna de sua família).

Até que um dia, recebe a visita do mago Gandalf, com o seu espetacular “bom dia”, no qual chamará Bilbo para uma aventura. Nosso querido hobbit resiste ao convite, todavia sua negativa tornou-se frustrada ao aparecer em sua porta vários anões que ocuparão a sua toca tão acolhedora e sua despensa tão farta.

Por ser subestimado pelos anões, e acredito que até por si mesmo, Bilbo embarcará nesta aventura, a fim de mostrar que é capaz de ser o gatuno que eles tanto precisam nesta jornada.

A jornada até o destino final é longa e cheia de percalços, com gobelins, wargs, elfos da floresta, águias e até uma criatura bem peculiar denominada Gollum e seu anel tão precioso.

Com o decorrer da aventura, Bilbo vai se mostrando audaz e perspicaz ao lidar com os obstáculos e vemos o seu lado aventureiro florescer (característica da parte materna da família).

Ao eliminar o suposto conflito principal, nós vemos que há um conflito muito maior que as personagens terão que enfrentar, sendo esta a cobiça pelo tesouro resgatado.

Este trecho do livro é muito interessante, pois o autor, quis mostrar que apesar do fascínio pelo ouro, nós temos no mesmo indivíduo a característica da honra e da dignidade, retratando assim, a verdadeira dualidade do homem e a nossa suscetibilidade da falhas.

Por fim, recomendo muito a leitura deste livro e estou super ansiosa para a leitura da trilogia do Senhor dos Anéis.

Já leu O Hobbit???

Conta para mim a sua experiência de leitura aqui nos comentários!!!!

Um beijo e até o próximo post!!!

2 comentários em “Livros encalhados na estante #2: O Hobbit

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: