Contos de fada: A Bela e a Fera

O melhor conto de fadas de todos os tempos (eu garanto de forma totalmente imparcial #sqn)

Para celebrar o Dia das Crianças que está quase aí, no post de hoje, eu recomendo aos pimpolhos e, assim como eu, para os não tão pimpolhos assim, a leitura do meu conto de fadas e da princesa da Disney favoritos, A Bela e a Fera!!

Até este ano (2021), eu só conhecia a história da Bela e a Fera devido a animação da Disney e ao filme francês com o mesmo nome, inspirado na versão original da história. 

Logo, para mudar esta situação, eu aproveitei para reviver toda a magia que a Bela e a Fera inspiram e fiz a leitura da versão original, escrita por Madame de Villeneuve (1740) e da versão clássica, escrita por Madame de Beaumont (1756).

As versões acima citadas foram publicadas pela Editora Zahar, através de sua coletânea de livros intitulada Clássicos Zahar em edição de bolso de luxo. Além dos contos, a edição também traz em seu bojo o texto de apresentação escrito por Rodrigo Lacerda e ilustrações de Walter Crane e outros:

Neste post, não contarei o enredo do conto de fadas, tendo em vista, que quase todo mundo conhece pelos filmes e até através de peças de teatro, mas cito aqui para quem não sabe que, este conto teve uma história real que o inspirou, sendo esta a de Pedro González, um espanhol nascido em 1537, portador da denominada síndrome do lobisomem (hipertricose – crescimento anormal de pelos no rosto e por todo o corpo).

Além da hipertricose, Pedro contraiu matrimônio com a bela Catarina, filha de um serviçal da corte da Rainha Catarina de Médici. O casamento aconteceu, pois a identidade do noivo foi escondida até a ocasião. Inicialmente, ao conhecer o seu marido, Catarina até chegou a desmaiar, mas com o tempo, o medo passou a dar lugar ao amor e consequentemente a uma união feliz e duradoura.

Portanto, de forma totalmente parcial, eu indico a leitura deste encantador conto de fadas que serviu de inspiração ao filme de animação mais lindo de todos os tempos.

Por fim, deixo aqui também como dica de livros infanto-juvenis que já tem post aqui no blog:

O hobbit

A trilogia dos Senhor dos Anéis (A sociedade do anel, as duas torres e o retorno do rei)

Harry Potter e a criança amaldiçoada

Leve-me com você

Minha vida fora dos trilhos 

Em algum lugar das estrelas

🌹Espero que tenham gostado do post e até a próxima!!!🌹

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: