Melhores leituras de 2021 (segundo eu mesma)

Imagem meramente ilustrativa, tendo em vista que algumas obras foram lidas em e-book e duas peças shakespearianas estão contidas no mesmo livro

Foram o total de vinte um livros lidos e resenhados para o blog, e claro, que não poderia faltar a seleção das obras que conquistaram o meu coração, como mostrarei a seguir:

PS: a lista abaixo, não segue um ranking, mas tão somente a minha própria experiência de leitura e o reforço da indicação destas obras para vocês!!

A morte de Ivan Ilitch: Obra prevista na lista do Projeto Reeducação do Imaginário e meu primeiro contato com a escrita do autor russo Liev Tolstói. Esta obra descreve tão bem, mas tão bem, o sentido do tempo e da morte que não tem como este autor não ganhar um fã.

Fahrenheit 451: Distopia que dispensa comentários, pois como dito na resenha deste livro para o Projeto Reeducação do Imaginário, Ray Bradbury conseguiu trazer a sua ficção, escrita na década de 1950, para a nossa realidade atual com tanta fidedignidade, que não tinha como esta obra não estar nas melhores leituras deste ano.

Grandes Esperanças: outra leitura feita para o Projeto Reeducação do Imaginário, este romance vitoriano conquistou o meu coração e um lugar especial na minha estante. A jornada de redenção moral de Pipi, escrita com maestria por Charles Dickens, é tão linda que, só me resta, mais uma vez, recomendar a leitura deste clássico.

Hamlet: leitura feita para o mês de Outubro aqui no blog e tida como uma das mais importantes peças de Shakespeare. Nesta obra, nós acompanhamos a podridão do Reino da Dinamarca, através da cobiça e ganância de um trono e de como tais sentimentos levaram a destruição deste mesmo reino. Hamlet e seus vários solilóquios que valem muito a pena serem lidos.

Terra Sonâmbula: leitura obrigatória que rolou no Projeto Fuvest neste ano, no qual através dessa iniciativa, eu pude conhecer o autor moçambicano Mia Couto, bem como a história de seu país através de duas linhas narrativas muito bem escritas, estruturadas e entrelaçadas ao final do livro. Com certeza, darei mais chances à obra do autor aqui no blog.

Édipo Rei: Tragédia grega escrita por Sófocles e lida devido a obra O Eleito de Thomas Mann. Leitura rápida e com a capacidade de te fazer ler até o fim, devido às reviravoltas que a narrativa nos apresenta. Recomendo muito a leitura, principalmente pela edição da Editora Zahar.

Macbeth: Uma das peças mais magníficas do Bardo, também do Projeto Reeducação do Imaginário, que nos mostram até onde a loucura, a cobiça e a inveja podem levar um homem. Ademais, assim como em Édipo Rei, esta obra nos leva a importantes reflexões sobre o destino e livre arbítrio. Quer começar a ler Shakespeare? Pode iniciar por Macbeth, pois não tem erro.

1984: Livro lido em e-book, na edição lançada pela Antofágica, outra distopia que dispensa apresentações e comentários, pois George Orwell nos apresentou uma sociedade e um sistema totalitário de governo assustadores e incômodos, que mesmo assim você não consegue parar de ler.

Deserto dos tártaros: A perfeita mistura de A montanha mágica de Thomas Mann e A morte de Ivan Ilitch de Tolstói. Nesta novela, do autor italiano Dino Buzzati, nós acompanhamos o que o tempo é capaz de fazer em nossas vidas e nos leva a uma reflexão tão profunda, que este livro, bem como os demais citados já estão no meu hall de livros da vida.

Felicidade conjugal: última leitura do ano e que a resenha sairá já em janeiro de 2022. Liev Tolstói não estava para brincadeira quando escreveu esta novela e pasmem, ele ainda era solteiro e criou toda uma narrativa a partir do ponto de vista feminino em pleno século XIX. Somente leiam este livro, leiam a minha futura resenha e deixem nos comentários um agradecimento pela indicação da obra (brincadeira, mas pode deixar um comentário!! 😉).

🍾Por fim, desejo a todos um 2022 repleto de saúde, prosperidade e leituras incríveis!!🍾

Você fez a leitura de algum destes livros?? 

Quais foram os seus livros favoritos do ano?? 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: